terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dança de salão

A definição de dança de salão é essa que encontramos no Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_sal%C3%A3o

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos . As danças de salão são socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o Samba de Gafieira, o Soltinho, entre outras.
A Dança de Salão tem origem nos antepassados das cortes reais do Rei Luís XIV, na França.

E assim vai;

Mas em nossa vida diária, principalmente nos tempos atuais, precisamos em medida de urgência uma válvula de escape como essa.
É notório que as pessoas andam atarefadas e com muitas responsabilidades. Vivendo a vida num corre corre frenético sem se dar conta, o quanto precisamos desse escape.
Entra ai as danças. Particularmente considero, que seja a melhor atividade para enfrentar todas essas atribulações de nossas vidas.

Depois de estudar um pouco sobre esse universo, vou correr para uma academia me matricular e me abster do tanto de responsabilidades e horários que tenho a cumprir. Já fico imaginando a mudança.

Penso ser muito bom depois de um dia cansativo, dançar sem nenhuma preocupação a ser questionada.

Mas há os que vivem disso, e pode ser diferente da visão que eu tenho. Ainda assim, pode ser muito divertido.


Será?

Wilza - Estudante de Pedagogia - Dança - Cederj/Uerj - 2015

Entrevista com a bailarina Sinara Rodrigues da Academia Sheila Klautau

Entrevistamos uma bailarina da Academia Sheila Klautau, aqui de Angra dos Reis.
Sinara Rodrigues Siqueira, bailarina de 34 anos, angrense, que concedeu essa entrevista em forma de um papo descontraído para uma das alunas do grupo. A Vanderléia. Que nos trouxe um pouco desse universo tão encantador.

BD. Que tipo de dança você faz?

S. Faço balé clássico, jazz e sapateado (menina com energia.)

BD. O que te incentivava a dançar?

S. Sempre gostei de dança, admirava as graças das bailarinas

BD. Por que escolheu esses ritmo?

S. Porque o balé é lindo e tem muita postura, disciplina. O Sapateado muita coordenação, técnica e habilidade, o jazz é mais dançante, tem uma técnica diferente do balé, exige mais molejo.

BD. Você dança por "hobby" ou profissionalmente?

S. Faço por "hobby", mas faço 2 apresentações anuais. Sendo em junho e a de gala no fim do ano, em dezembro. Dançamos também por causa beneficente.

BD. Quais os benefícios que traz para a sua vida as danças?

S. Traz agilidade, coordenação motora, disciplina, levanta a auto estima, durmo melhor e faço o que gosto e não sou uma pessoa sedentária.

BD. Qual o preparo que se precisa para ser uma bailarina?

S. Força de vontade, querer fazer o que gosta e dedicação! O tipo de corpo não interfere em nada, não existe só bailarina magra, todos podemos fazer.

BD. O que você aconselha, para quem esta começando nessas artes?

S. Tem que fazer por amor, pois exige dedicação e vontade. O resto fica fácil.








Obrigada Sinara, por nos mostrar esse universo encantador da dança.


A dança pode ser usada de várias formas, como vimos ai com a Sinara, pode também auxiliar para uma vida mais saudável e contribuir para muitas áreas. Principalmente nos tempos atuais, onde levamos uma vida cercada de tarefas e responsabilidades, cumprindo horários que nos fazem muitas vezes escravos dessa evolução.
Vamos dançar gente, cada vez mais e melhor, a vida é essa. Procurarmos aquilo que nos faz crescer.





Grupo Dançarte. Pedagogia - Cederj, Uerj - 2015