terça-feira, 4 de agosto de 2015

A DANÇA NA ESCOLA COMO ELEMENTO LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES
PARA APRENDIZAGEM
  

RESUMO
   A dança no contexto escolar é um referencial para as questões que permeiam a educação atual, das possibilidades de criação, expressão, socialização, cooperação e aprendizagem pela dança. A investigação objetiva refletir sobre a intervenção docente na abordagem da dança como conteúdo curricular da Educação Física com ênfase nas suas contribuições para o lúdico e desenvolvimento da aprendizagem, assim como, formação de cidadãos críticos e participativos. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, sustentou nos procedimentos de revisão bibliográfica dos conhecimentos pertinentes ao tema. Conclui-se que as estratégias metodológicas de caráter interativo contribuem de forma decisiva para a aprendizagem dança, possibilitando melhorias no comportamento social dos alunos, desenvolvimento cognitivo e motor, bem como, resultando na formação de um cidadão ético, formador de suas opiniões e idéias.
Palavras chave: Dança na escola. Socialização; processo ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO
    A inserção da dança como componente curricular nas aulas de Educação Física é um desafio que deve ser assumindo pelos educadores especialmente quanto a constituição de práticas pedagógicas de caráter lúdico, com definição de percursos metodológicos específicos,conectando o conjunto de experiências discentes e os saberes trabalhos pela escola.
   As descrições são convergentes quanto as contribuições da dança para o desenvolvimento global da criança e do adolescente, bem como, para a constituição de processos de aprendizagem sustentados na interação das experiências corporais dançantes dos sujeitos com o meio social (MARQUES (2007); STRAZZACAPPA (2001); FREIRE (2001).
   Segundo Oliveira (2001) a dança produz a sensação de alegria, sendo as atividades de dança fundamentais para a expressão dos sujeitos. O trabalho com a dança vincula-se às expressões francas e diretas de sentimentos em um contexto social que conectada cognição, afetividade e motricidade. É nessa direção, que Ferreira (2005) descreve que as aprendizagens dos movimentos complexos da dança estimulam as crianças a estabelecer conexões entre neurônios, aprimorando a memória e ficando mais aptas para processar informações e aprender.
   Assim, quanto a inteligência a dança contribui para o desenvolvimento múltiplo, especialmente lógico-racional, musical, espacial, corporal, sinestésico, naturalística e interpessoal. Para Howard Gardner (1995) todos nós temos potenciais diferentes, nascemos com a capacidade para desenvolver todas as inteligências naturalmente. A inserção lúdica da dança, especialmente no ambiente escolar, estimula o desenvolvimento dessas inteligências.


http://www.cdof.com.br/danca10.htm




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção do conhecimento e sua importância na escola vai além de uma experiência corporal, ela possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem.

      Excluir